EM TERMOS PRÁTICOS
Como a consciência corporal pode ajudar?
Rainelle Cavalcanti
5/1/20251 min read


Levando em consideração que corpo-mente e espírito são inseparáveis, e fazem parte de uma mesma unidade (C.G. Jung), desenvolver a consciência corporal pode ajudar no alívio de tensões causadas por estresse, ansiedade, emoções desafiadoras e diversos outros obstáculos que podemos vir a enfrentar no dia a dia.
Quando compreendemos que movimentos corporais realizados com consciência podem trazer alívio e bem-estar, conseguimos manejar crises e navegar com mais tranquilidade por uma rotina que muitas vezes é estressante e nos induz a ansiedade.
Alguns movimentos podem, às vezes, ser confundidos com simples alongamentos, Yoga e até gestos que fazemos espontaneamente, mas as bases psicanalíticas e influências neo-reichianas oferecem ao praticante uma oportunidade de experienciar a vida através de uma nova perspectiva atravessando limitações estressoras, estados ansiosos e tensões corporais.
Jacobson demonstrou que as emoções são ancoradas nos músculos; cada experiência têm um valor emotivo (Fererico Navarro). Portanto, com os exercícios, passamos a notar como inibimos ou bloqueamos o fluxo de energia do corpo, como limitamos a respiração, como restringimos os movimentos enrijecendo não só músculos, mas nossa capacidade de sentir e exprimir quem realmente somos.
Em poucas linhas, a finalidade terapêutica da prática é a de desenvolver a autorregulação emocional, ampliar o autoconhecimento e promover mudança de comportamento através da dissolução das tensões e dos bloqueios musculares, mas principalmente trazer uma sensação de vitalidade e novas possibilidades para um corpo-mente cada vez mais integrado.